The Bikes BR


 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Cubos/ Eixos/ Cassete/ FreeCoaster/ Flipflop, Pegs/ Drive/ Cog e Catracas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pdg-
Administrador
avatar

Mensagens : 74
Data de inscrição : 02/03/2011

MensagemAssunto: Cubos/ Eixos/ Cassete/ FreeCoaster/ Flipflop, Pegs/ Drive/ Cog e Catracas   Ter Abr 26, 2011 11:32 am

Dentre os cubos para BMX conhecidos estão os com esferas e os com rolamentos, podem ser Flipflop, os cassetes e Freecoaster.
Entre os tamanhos para BMX utiliza-se cubos 48 ou 36 orificios para encaixe de raios.

Espessuras dos eixos
• 10mm ou 3/8mm é usado principalmente para o eixo dianteiro. Não são suficientemente fortes (especialmente se for fazer grinds) pois sofre com os impactos podendo empenhar o eixo.
• 14mm ou 1 1/8mm é usado no cubo traseiro por ser mais forte. Alguns BMX utilizam na roda dianteira para executar grinds em função de sua maior resistência. Recomenda se usar cubos com rolamentos selados ou industriais (Sealed Bearings - SB).



Gancheira diferentes de Garfos
com Eixo fino 3/8mm _ _ _ _ _ __ _ - _ _ ___ __ _ __ _ _ _ __ _ _ _ __ _ _ _ _com Eixo Grosso 14mm







Cubos Dianteiros tendencia maior de uso para o tamanho 3/8mm e para os 14mm são utilizado, às vezes, por BMXers que praticam Grinds e Gaps. São produzidos em Aluminio 6061 ou 7075 (alum. mais resistente) e ou usinado em CNC.



Aqui modelos com sistema de aperto chamado feminimo (to certo?):





Outro modelo de cubo dianteiro é o da KHE Astral ele é bem interessante, possue eixo 3/8 com porca ou Alen e também na medida de 14mm como 3/8 acompanha um combo de peças incluso protetor de cubo em PVC , design que esconde os raios para não estragar- Futurista.




• Cubos flipflop (existe modelos esferados e com rolamento) utilizam o sistema de catraca (em inglês catraca escreve-se Freewheel) nos respectivos lados tendo sua roscas diferentes. Catracas de 13 dentes são o tamanho menor de catracas e só funciona em cubos FLIP-FLOP (com rosca nos dois lados). Na modalidade Race utilizam-se de cubos de cassete com 16 dentes e rodas dianteiras com eixos de 10mm.




• Cubo Cassete (existe modelos esferados e com rolamento) o sistema "catraca - nesse caso leva se o nome de Cog ou Drive" são acoplados juntos ao cubo podendo varia os tamanhos dos cog's de 13 à 8 dentes. Já o diminuitivo de cassete é k7. Esses cubos tem respostas mais rapidas e suportam melhor as forças excessivas da pratica do BMX. A manutenção limpeza e montagem ou troca de rolamentos é bem tranquila, pórem deve ser um cuidado com a mola que prende os macenetes. Essa mola é chamada de C-Klip (c-clip). Ao impulsionar o pé de vela ocorre um travamento dos macenetes nas "arranhaduras" que encaixam o cog ao cubo dessa forma traciona o descolamento da bike. Abaixo modelos de macenetes e a mola:



Abaixo dois tipos de rolamentos utilizados em cubos K7para BMX



Drive ou cog, como também podem ser chamados existe modelos único (uma peça) e ou duas peças:
Unico (inteiro) por serem menores seus rolamentos sofrem mais pelos impactos da pratica do BMX, isso reduz a vida util do cubo. Além de serem pressionados com a contra-porca, podendo danificar os rolamentos.



Duas peças



• Cubo RHD ou LHD? Lado Esquerdo ou Direito?

Pode se dizer RSD = "right side drive" ou RHD = "right hand drive" A tradução fica na escolha. Bom, sobre cubos traseiros sejam RHD ou LHD, onde o RHD gira-se para direita e o LHD gira se para a esquerda. Para proteger o cubo utiliza-se de protetores de cubo, caso sua tração ao impulsionar com o pé o pe de vela seja com a perna direita então irá utilizar cubos LHD e vice-versa. Dessa forma ao fazer um grind não irá definicar seu cubo ou cog.

Aqui alguns protetores de cubo - eixo fino:

Protetor cubo traseiro





Caso adquira o cubo no lado de sua tração tem como opção utilizar um protetor de cubo junto ao Cog, porem esses modelos de protetores não suportam grande forças de impactos e tente a "mecher" conforme os grinds.

Dentre eles tem os modelos de Protetor de Cubo da Coalition e tem os dá primo também esses podem se usados com catraca ou k7, no entanto esses amassam ou rodam podendo danificar o Cog.
Veja aqui review onde ambos estragaram:
http://www.bmx-zone.com/en-article-id-252.html
http://www.bmx-zone.com/en-article-id-872.html
http://www.bmx-forum.com/threads/25676-Rev...ht=review guard

Modelo Coalition --------- Modelo Primo


No caso de ter o cubo contrario da base e ter Protetor liso "Hubguard" use modelos como da Coalition ou da Proper esses acho que encaixam no quadro.


http://www.colonybmx.com.au/news/2009/07/p...lone-hub-guard/

Entre prototipos tem os da Eclat... é bonito e parece bom mas não sei se rodam e aguenta impactos.


http://www.mystic.ee/?page=2&item=979a...1e0a468&q=S

• Modelo de Cubo Cassete com Cog único desmontado:



• Veja esse video como é o processo de montagem de cassete:

Vimeo
http://vimeo.com/5317990


Outro sistema interessante é o produzido pela We the people - Supremo Cassete ou seja, Q-Lite (Marca que produz varios cubos). O cubo cassette Supreme tras a tecnologia e engenharia de um sistema simples que pode ser trocado o lado cog para esquerda ou direita em questão de segundos. Além da inovação este é um cubo muito resistente e com um visual slim.



Logo vem o G-Sport Ratchet é o divisor de águas apresentado pelo Odyssey no Interbike 08. Este K7 é feito de um bloco unico com cog reversivel com eixo, ou seja, a tração podendo ser invertida, usado-o do lado direito ou esquerdo. O G-Sport é considerado um dos cubos mais forte (resistentes) do mundo. Ele não é um cubo leve e é usados por pilotos 100% rueiros seu desenvolvimento visa aguentar as batidas (impactos) excessivas do street. O eixo de 20 mm, parafusos de chave 17 mm e as porcas usam o sistema chamado de feminino.



Outro modelo interessante é o cassete da KHE Hure utiliza de um sistema chamado de eixo-3, o que significa que o eixo é composto por três partes. Suponha que faça grinds do lado esquerdo poderá escolher a extremidade esquerda do eixo Cromo, já a parte da direita de titânio para contra-peso. Esses cubos são mais dificies de encontrar componentes, mas a ideia é uma grande sacada.




• Cubo Freecoaster (Também é um cassete compõe um sistema parecido, porém com esse cubo você não precisa pedalar para trás quando está fazendo de costas (Fakie). A explicação é complexa e caso queria mais detalhes sobre o freecoaster confira os seguintes links, nesse primeiro link temos um video, onde o Ben Ward - designer de produtos da Odyssey, explica como funciona os cubos freecoaster que tantas dores de cabeça dão a muita gente. Depois de veres isto deixas de ter duvidas acerca dos freecoasters:
http://bmx.agoride.com/Bmx/Matos/freecoaster_fight_19212_41_55.htm
http://www.youtube.com/watch?v=12I8iK12oqA
http://www.free-coaster.com/html/general_f...informatio.html
http://feelbmx.com/news/how-does-a-freecoaster-work-
Enfim, o freecoaster é fundamental para quem pratica flatland. Tens os KHE Geisha ou o Nankai.




Pegs/ Parafusos
Os tipos de pegs podem ser encontrados de acrilico, nylon, titanio, aço inox, cromo aluminio e de aluminio. Para eixo grosso e fino.
Alguns modelos possuem um parafuso para travar-las (anti-giro). Além disso, existe proteção para com o uso dos pegs (para BMX Flatlands), essa interessante ideia: Tutorial Pegs FreeFlat




O termo em inglês pronuncia-se Pegs no Brasil são conhecidas como Pedaleiras, Pézinho (omg) e Apoio.

• Pegs de Aluminio - Podem ser utilizados no Flatland e em Pista de Skate - nos Copping e madeira.
• Pegs de Cromo - Podem ser utilizados nas demais modalidades são mais resistentes aos desgastes do Concreto/Madeira e Metal.
• Peg de Titânio - Podem ser utilizados da mesma forma que os de Cromo, porém são mais caros.

Ainda falta muito o que comentar, bom tentei passar algumas curiosidades. Espero que goste! BMX!

Fonte: Uniao Bmx!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://thebikesbr.forumeiros.com
 
Cubos/ Eixos/ Cassete/ FreeCoaster/ Flipflop, Pegs/ Drive/ Cog e Catracas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
The Bikes BR :: BMX :: BMX-
Ir para: